* O RESPEITO DO MASJID: *
* O RESPEITO DO MASJID: *
Bismihi
Ta`ala
1.
O Mensageiro (Swalallahou `Alaihi Wasallam) ordenou a construção de masjids em
cada cidade ou aldeia. Ele também orientou que os masjids sejam mantidos limpos
e perfumados toda sexta-feira. (Tirmizi, Ibn Majah) Hazrat Umar (ra) costumava
impedir os edifícios de um segundo masjid com base na desunião. Caso contrário,
um segundo masjid pode ser construído onde for necessário em uma determinada
área.
2.
Hazrat Omar bin Al Khattab (ra) costumava fazer com que o masjid fosse
perfumado todas as sextas-feiras. (Ibn Abi Shaibah) Abdullah Al Mujammir
costumava perfumar o masjid todas as sextas-feiras com Bukhoor. Bukhoor é um
pacote principalmente de madeira Ouds e também outros tipos de madeira
perfumada que queimam para produzir uma fumaça perfumada. O moasjid também pode
ser perfumado com a fragrância de Itar ou mesmo Musk ou Zaafraan. (Sharhe
Mishkaat-Qari)
3.
Recomenda-se construir um grande masjid e decorá-lo com moderação. (Muslim)
4.
Recomenda-se entrar primeiro no masjid com o pé direito e deixá-lo primeiro com
o pé esquerdo.
5.
O Mensageiro (saw) proibiu que (Houdood) punição corporal seja infligida dentro
da área de masjid. Ele também proibiu que o masjid seja frequentemente usado
como um local para cantar poemas. Tempos para tempos permitidos. (Abu Dawood,
muçulmano)
6.
No masjid, é proibido se envolver em conversas sobre negócios, transações ou
assuntos relacionados a propriedade ou riqueza. Não é permitido exercer uma
ocupação assalariada nos recintos da masjid. (Tirmizi)
7.
É proibido levantar a voz dentro do masjid, exceto salah, palestras, khutbah,
ensinamentos islâmicos, zikrullah, taleem ou recitação do Alcorão. (Tirmizi) No
entanto, ações individuais não devem perturbar qualquer outra pessoa. Assim,
deve-se afastar do masjid aqueles que não respeitam o silêncio do masjid:
crianças pequenas, homens loucos e tais pessoas.
8.
É antiético introduzir maus cheiros no masjid através da respiração ou da roupa
de alguém. É muito recomendado perfumar-se e limpar a boca antes de entrar no
masjid. Maus cheiros criam dificuldades para os anjos e outros Musallis. (Ibn
Majah)
9.
É preciso estar no estado puro (tendo ghusl) para entrar no masjid. Portanto, é
proibido menstruar mulheres e aqueles que estão em estado de grande impureza
(requerendo ghusl) para entrar no masjid. (Abu Dawood, Muatta Imam Maalik)
10.
Não é permitido usar o masjid como passagem. Recomenda-se a realização de dois
rakaahs de Tahiyyatul Masjid sempre que alguém entrar no masjid, exceto em
horários proibidos. Importante ler tajyatul masjid pelo menos uma vez por dia
(Shami).
11.
Não é permitido transportar armas de dois gumes ou ferramentas pontiagudas, que
podem ferir as pessoas, em um masjid. Em caso de necessidade, eles devem ser
colocados sob uma tampa ou cobertos com a mão. (Bukhari)
12.
A oração de Janaazá não deve ser realizada no masjid. (Abu Dawood) Deve ser
realizado no pátio ou fora do masjid.
13.
É proibido sentar-se de frente para o qiblah ou com as costas na direção do
banheiro. (Bukhari) Também é proibido cuspir na direção da qiblah. (Abu Dawood)
Na verdade, não se deve cuspir no lado direito. Dentro do masjid, em caso de
necessidade, use um lenço ou lenço de papel e cuspa no lado esquerdo. Também
não é permitido estender as pernas para a qiblah. (Bahr ur Raiq)
4.
É proibido fazer anúncios dentro do masjid sobre itens perdidos ou recuperados.
(Muçulmano). Em vez disso, use um quadro negro no pátio.
15.
É um ato virtuoso limpar o masjid. Um é recompensado (com sawaabs) quando se
remove o lixo dele. A propósito, Hazrat Ibrahim (as) e Ismail (as) costumavam
limpar o Masjid Al Haram. Por isso, deve-se sentir-se privilegiado em limpar o
masjid parcial ou integralmente.
16.
Recomenda-se fazer a intenção de nafil itikaaf ao entrar no masjid.
17.
Só se pode dormir em um masjid se for um viajante ou um mu'takif. Assim, com a
permissão dos mutawalli, e depois de fazer o niyat para itikaaf, os muballighs
(aqueles que propagam o deen) podem dormir no masjid.
18.
É makrooh (detestável) pintar ou colocar escritos no mihrab ou na parede de
frente para o qiblah que poderia desviar a atenção dos musallis. (Ahmad, Shami)
Também é makrooh fazer uso de musallas com quadros que afetam a concentração em
salaah dos musallis. Caso contrário, é melhor usar tapetes simples sem fotos.
19.
Também é makrooh (detestável) usar roupas com imagens ou escritos que possam
distrair a atenção dos musallis. Também é makrooh (detestável) executar salaah
com roupas de mangas curtas. (Shami) Na verdade, Allah Ta'ala nos ordena a usar
roupas dignas e apresentáveis durante a salaah e quando formos ao masjid: “Ó
filhos de Adão. Usa vestes apresentáveis em cada lugar de adoração (salah).
”(Surata 7, verso 31)
20.
É antiético colocar o Alcorão em um nível mais baixo do que o musallis sentado
em uma cadeira. Em vez disso, deve-se colocá-lo em um rack a cerca de três pés
do chão.
21.
É proibido andar antes de um musalli em salah. O masjid deve ser equipado com
sutrahs, uma espécie de partições baixas que podem ser colocadas na frente de
musallis. O profeta (saw) afirmou: Se a pessoa andando diante de um musalli em
salaah soubesse da seriedade desse ato, ele teria preferido esperar até cem
anos. (Abu Dawood, Tirmizi)
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