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* O ZAKAATUL FITR OU SADAQATUL FITR RAMADHAAN 1439 *

* O ZAKAATUL FITR OU SADAQATUL FITR RAMADHAAN 1439 *

Bismihi Ta`ala

Allah Ta`ala disse no sagrado Alcorão: “Aquele que se purifica certamente alcançou o sucesso. E então ele pronuncia o nome do seu Senhor e reza. ”(Surah A`laa: 14-15) De acordo com Hazrat Ibn Abbas r.a., os tafseers desta ayah são feitos assim: Purificação mencionada aqui é a absolvição de Zakatul Fitr. E mencionar o nome de Allah é takbeers. E salaah significa aqui Eid salaah. Então no dia do Eid, termine dar Zakatul Fitr (Sadaqatul Fitr), então prossiga para o Eid salaah dizendo os takbeers '' Allahou Akbar Allahou Akbar laa ilaaha illallahou Allahou Akbar Allahou Akbar wa lillahil Hamd '' e então finalmente reze Eid salaah. (Tafseers: Qurtubi, Dourre Mansour e Ibn Abi Hatim). Embora não sejam os únicos tafseers da ayah, mas Allamah Baghawi intercedeu em favor deste tafseer. No entanto, o tafseer é suportado pelo seguinte hadith:

عن ابن عباس قال فرض رسول الله صلى الله عليه وسلم زكاة الفطر طهرة للصائم من اللغو والرفث وطعمة للمساكين من أداها قبل الصلاة فهي زكاة مقبولة ومن أداها بعد الصلاة فهي صدقة من الصدقات ابو داود

Hazrat Ibn Abaas r.a. disse que o amado profeta SAW estipulava a obrigação de Zakaat ul Fitr (Sadaqatul Fitr) de modo a absolver a falha e as falhas de quem jejuava. É também um sustento para os pobres. Aquele que deu antes de Eid salaah, seria aceito. Senão é um sadaqah depois do Eid salaah. ’(Abu Dawood)

Sadaqatul Fitr é renunciado àquele que tem o nisaab em termos de dinheiro, joias, terras ou qualquer ativo além de suas necessidades. Mesmo que não se possa ter nisaab em termos de dinheiro ou jóias, mas se alguém tem alguns ativos acima de suas necessidades, então ele tem que distribuir o Sadaqatul Fitr. Se, por exemplo, alguém tiver um excedente de mobília na casa que seja igual ou superior a nisaab, ele pagará o Sadaqatul Fitr.

Como tal, é wajib sobre a parte responsável ou pai que provê para a família para dar Sadaqatul Fitr de seu lado e também para seus filhos desavisados. Mas com a permissão da esposa e dos filhos baaligh, pode-se dar em seu nome também. Em resumo, um dará sadaqatul fitr em nome de todos aqueles que são dependentes dele. Sadaqatul Fitr deve ser dado finalmente antes do salaah de Eid. Mas é melhor dar agora, durante Ramadhaan, antes do Eid, para que os pobres se preparem para o seu Eid.

Alguns ulamas mencionaram que se pode dar em nome da empregada doméstica também.

O objetivo de Sadaqatul Fitr é como um sadaqah que purifica nossos jejuns e também ajuda os pobres a se alegrarem com o Eid-ul-Fitr. O amado profeta SAW nos disse para darmos ao pobre Sadaqatul Ester por causa principalmente desta razão: '' (Dê-lhes sadaqatul fitr) para que eles sejam mantidos à vontade, sem qualquer necessidade de sair para mendigar no dia do Eid. '' Musnad Ahmad) Mesmo alguém que não jejuou por causa de doença ou outras razões deve dar sadaqatul fitr.

Daí o destinatário de Sadaqatul Fitr são os pobres muçulmanos que não têm nisaab. Em resumo, eles são recipientes de Zakaat.

É absolutamente melhor dar dinheiro ou a moeda mais usada como valor de Sadaqatul Fitr. Embora existam ahadiths mencionar dando Sadaqatul Fitr em termos de datas, cevada, etc, mas porque estes não conseguirão '' aliviar '' a pobreza dos pobres hoje em dia, é por isso que é melhor dar o valor desses itens em termos de dinheiro. Você acha que centenas de quilos de datas no final de Ramadhaan ajudarão os pobres de nosso país a ficarem à vontade no dia do Eid? Não! Mas as datas eram uma moeda corrente na época do amado profeta SAW e é por isso que isso foi prescrito.

Pergunte aos ulamas do seu país pelo valor da Sadaqatul Fitr. Além disso, é aproximadamente o preço de varejo de 1,64 kg de trigo de cevada. Mas, em vez disso, siga os ulamas do seu país.

Lembre-se que o valor do sadaqatul fitr que prevalece no país que você reside no momento da doação, durante Ramadhaan, seria levado em consideração. Não é o país onde é dado (Shami)

Lembre-se que, mesmo durante a viagem, Sadaqatul fitr permanece wajib e ainda deve ser dado.

E se alguma vez Sadaqatul Fitr não tiver sido dado antes do Eid, então o seu valor deve ser dado mesmo depois do Eid.

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