* A QUESTÃO DAS DATAS LUNARES *
* A QUESTÃO DAS DATAS LUNARES *
Bismihi Ta`ala
Allah Ta`ala criou o
sol e a lua como um meio para as pessoas do mundo conhecerem seus respectivos
horários e datas. Allah Ta`ala fez o sol como um meio para saber o tempo de
salaahs. A lua como um meio de data lunar. Para ambos os quintais, a testemunha
ocular é a base da aplicação do tempo. Por exemplo, o sehri é determinado quando
o olho vê a luz horizontal esbranquiçada do amanhecer encontrada ao amanhecer
no horizonte escuro. O Alcorão nos exorta expressamente a olhar para o
horizonte com os olhos: "E coma e beba até que o fio branco da aurora se
torne distinto para você do fio preto [da noite]" (2: 187).
Então o Alcorão nos
diz para usar os olhos para saber o tempo de Sehri. É por isso que alguém que
não conhece o horário de salaah estabelecido em um determinado lugar ou em um
avião, então deve-se absolutamente ver de verdade, com os olhos, quando a
aurora começa a começar rápido e quando o sol se põe a fazer iftaar (quebrar o
jejum).
É um facto consensual
que, sem diferença de opinião, cada país tem o seu próprio nascer e pôr do sol
de acordo com as suas localizações geográficas. O horário de salaah
estabelecido em cada país deve basear-se em testemunhos e não em cálculos
cósmicos.
Da mesma forma, como
cada país tem seguido seus próprios sóis para seus salaahs, eles têm seguido
suas próprias luas pelos seus meses islâmicos. E isso vem acontecendo desde o
tempo do amado profeta VI. De fato, o Alcorão trata o sol e a lua com os mesmos
padrões: “É Ele quem fez do sol uma luz brilhante e a lua um nur (luz sem
brilho) e determinado por fases - para que você possa conhecer a luz. número de
anos e conta [do tempo]. '' (10: 5)
Deve-se notar que o
amado profeta SAW nos deixou uma sunnah e ninguém pode entender melhor aquelas
sunnah do que sahabas r.a. Devemos ver da sunnah a prática dos sahabas de modo
a chegar perto da conclusão correta. Em primeiro lugar, devemos notar que a questão
dos diferentes avistamentos da lua sempre existiu em todo o império islâmico.
De fato, suas provas são encontradas no Sagrado Alcorão e na sunna do amado
profeta VI.
Allah Ta`ala declarou
no sagrado Alcorão que pode haver diferenças na visão da lua no mundo.
"Aquele que vem testemunhar o mês (de Ramadhaan), então ele deve
jejuar." (2: 185) Esse verso não se refere apenas aos moradores da região,
mas também àqueles que viajaram e voltaram para casa e descobriu que Ramadhaan
havia começado, então eles também deveriam jejuar. Esta é uma prova clara de
que pode haver diferenças de observação da lua no mundo. É por isso que um
viajante que não o viu e entra em um lugar que o viu deve jejuar.
Hoje em dia, aqueles
que procedem para a Umrah podem ter completado 30 dias na Arábia Saudita, mas
se retornarem ao seu respectivo país que ainda não avistou a lua para o Eid,
então devem obrigatoriamente jejuar também se Ramadã ainda estiver prevalecendo
em seus países. E se eles chegarem durante o dia, eles não devem comer até o
pôr do sol e então substituir um jejum mais tarde (Shami).
O amado profeta SAW
disse: "Mantenha-se rápido quando você vir a lua e faça Eid quando vir a
próxima lua" (Bukhari). Então, os olhos nus são o bastão para a observação
da lua.
Além disso, também
houve diferenças no avistamento da lua entre a Arábia Saudita e outros países
durante os tempos de sahabas (ra). É relatado na autoridade do Shareef
Muçulmano que aconteceu que Koureib foi enviado por Ummul Fadl, a mãe de
Abdullah bin Abbaas (r.a.), de Madinah para a Síria por algum trabalho. Lá eles
tinham avistado a lua na noite de quinta-feira. Eles começaram a jejuar então.
Mas quando Kureib retornou a Madinah no final do Ramadhaan, Hazrat Abdullah bin
Abbaas (r.a.) perguntou-lhe sobre sua viagem e a visão da lua. Ele respondeu
que eles tinham visto isso na noite de quinta-feira. Ibn Abbaas (r.a.) disse a
ele que em Madinah eles tinham visto isso na noite de sexta-feira. E eles
completariam 30 dias de acordo. Kureib perguntou-lhe se não deveriam seguir a
visão lunar da Síria e de Ameer Mu`awiyah (chefe dos muçulmanos naquela época).
Abdullah bin Abbaas (r.a.) respondeu negativamente e disse-lhe que o profeta
(SAW) havia ordenado que eles seguissem o avistamento da lua na região e não interferissem
em outras aparições em outras partes do mundo (Sahih Muslim).
عن كريب أن أم الفضل بنت
الحارث بعثته إلى معاوية بالشام قال فقدمت الشام فقضيت حاجتها واستهل علي رمضان
وأنا بالشام فرأيت الهلال ليلة الجمعة ثم قدمت المدينة في آخر الشهر فسألني عبد
الله بن عباس رضي الله عنهما ثم ذكر الهلال فقال متى رأيتم الهلال فقلت رأيناه
ليلة الجمعة فَقَالَ أَنْتَ رَأَيْتَهُ فَقُلْتُ نَعَمْ وَرَآهُ النَّاسُ
وَصَامُوا وَصَامَ م عاوية فقال لكنا رأيناه ليلة السبت فلا نزال نصوم حتى نكمل
ثلاثين أو نراه فقلت أو لا تكتفي برؤية معاوية وصيامه فقال لا هكذا أمرنا رسول
الله صلى الله عليه وسلم مسلم
Este hadith do
muçulmano Shareef não representa a visão de Ibn Abbaas (r.a.) sozinho. Mas era
a visão de todos os sahabas (ra) presentes naquele momento. Porque a celebração
do Eid em Madinah não era a preocupação de apenas Ibn Abaas r.a., mas sim a
grande quantidade de sahabas presentes naquele tempo. E nenhum sahaba (ra)
estava contra a fatwa de Ibn Abbaas (r.a.). Por isso, há um 'ima' dos sahabas
(ra) que o nosso calendário deve seguir a visão da lua da nossa região. Naquele
ano, a Síria tinha uma data diferente para Eid da de Madinah, embora ambos os
países fossem informados sobre seus diferentes avistamentos.
Devemos notar que
durante o período do império islâmico, houve serviços postais eficientes e
rápidos que se desenvolveram através de cavaleiros que se fariam a cada 20 kms.
Eles podiam transmitir mensagens por milhares de quilômetros durante um dia. No
entanto, ninguém se apresentou para estabelecer o mesmo dia do Eid como tal para
todos os países do império.
Hoje estamos
testemunhando uma grande progressão na tecnologia de comunicação. Devemos ter
em mente que o profeta (saw) nos ordenou a não sermos influenciados pela
tecnologia nas aparições da lua. A tecnologia não deve influenciar as injunções
estabelecidas de nosso deen. O amado profeta (SAW) disse: “Somos um povo
analfabeto. Nós não escrevemos e não contamos. Os meses são assim: 29 ou 30
dias (ele indicou com os dedos). ”(Bukhari)
حدثنا سعيد بن عمرو أنه
سمع ابن عمر رضي الله عنهما عن النبي صلى الله عليه وسلم أنه قال إنا أمة أمية لا
نكتب ولا نحسب الشهر هكذا وهكذا يعني مرة تسعة وعشرين ومرة ثلاثين بخاري
Somos chamados pelo
profeta (saw) para se tornar a mais simples de todas as pessoas no que diz
respeito à visão da lua. É por isso que não devemos confiar nos telescópios ou
no cálculo do nascimento lunar em nossos avistamentos lunares. Mas sim
testemunhas oculares seriam aceitáveis. Sim, pode-se aceitar a testemunha
ocular de alguém que estava próximo a alguns quilômetros daquela região, no
lado do país.
Mas o argumento mais
forte sobre esse assunto é o hadith de Hazrat Ibn Abbas (r.a.), que nos disse
que era a ordem do profeta que deveríamos seguir nossa própria visão da lua e
não deveria ser influenciada por outras aparições lunares de outros países.
(Muçulmano). De fato, Ibn Abbaas (ra) não queria impor a visão de Madina sobre
o povo sírio. Nem a capital do império islâmico (que a Síria) queria impor a
outras regiões. Note que Imaam Nawawi colocou o título da seguinte forma em
Muslim Shareef:
بَاب بَيَانِ أَنَّ
لِكُلِّ بَلَدٍ رُؤْيَتَهُمْ
O capítulo sobre que
cada país deve seguir sua própria lua.
* Balad é aplicado
aqui, não em cidade. *
Além disso, a
comunicação não deve influenciar nossa injunção religiosa. Um século atrás, os
muçulmanos estavam todos seguindo seus respectivos avistamentos lunares. Hoje
também devemos nos tornar "as pessoas analfabetas" e seguir a simples
observação da lua em nosso próprio país. O fato mais importante é que, após a
informação do avistamento da lua ter chegado ao povo de Madinah, eles não
mudaram sua própria visão. Nós também não devemos mudar nosso avistamento local
da lua.
Esta é a fatwa de
todos os ulamas do sub-continente indiano e dos países árabes.
De fato, a primeira
fatwa emitida quando os ulamas árabes e não-árabes se reuniram foi que cada
país deveria seguir sua própria observação da lua:
هذا وينبغي الانتباه إلى
أن اختلاف المطالع من المسائل التي حصل فيها الاختلاف بين أهل العلم, وقد درستها
هيئة كبار العلماء في إحدى دوراتها السابقة واتخذت قرارا بالأكثرية مضمونه: أن
الأرجح قول من قال: إن لكل بلد رؤيته وعليهم أن يرجعوا إلى علمائهم في ذلك; عملا
بما رواه مسلم في صحيحه من حديث كريب عن ابن عباس مجموع فتاوى ابن باز
Note que até mesmo o
mufti da Arábia Saudita, o xeque Bin Baaz, afirmou que cada país deveria seguir
sua própria observação da lua.
وأن يعملوا بالرؤية أو
بإكمال العدة كما بين ذلك رسول الله صلى الله عليه وسلم في الأحاديث الصحيحة, وقد
ذكر شيخ الإسلام ابن تيمية في الفتاوى ج 25 ص 132-133 اتفاق العلماء على أنه لا
يجوز الاعتماد على الحساب في إثبات الصوم والفطر ونحوهما. ونقل الحافظ في الفتح ج
4 ص 127 عن الباجي: إجماع السلف على عدمالاعتداد بالحساب وأن إجماعهم حجة على من
بعدهم. مجموع فتاوى ابن باز
E o Fatawa de Ibn
Taimiyah rejeita claramente a teoria do cálculo da lua. Hazrat Ibn Taimiyah
categoriza o método de cálculo como um lance e enganoso. Ele enfatiza a simples
visualização da lua como a sunnah original: “Mantenha-se rápido (do Ramadã) quando
você vir a lua nova e celebre seu eid na sua próxima aparição da lua nova.
“: ولا ريب أنه
ثبت بالسنة الصحيحة واتفاق الصحابة أنه لا يجوز الاعتماد على حساب النجوم, كما ثبت
عنه في الصحيحين أنه قال: {إنا أمة أمية لا نكتب, ولا نحسب, صوموا لرؤيته, وأفطروا
لرؤيته}". والمعتمد على الحساب في الهلال, كَمَا أَنَّهُ ضَالٌّ فِي
الشَّرِيعَةِ ، مُبْتَدِعٌ فِي الدِّينِ ، فَهُوَ مُخْطِئٌ فِي الْعَقْلِ وَعِلْمِ
الْحِسَابِ مجموع فتاوى ابن تيمية
Portanto, há um
grande número de ulamas de todos os tempos em que cada país deve seguir seus
próprios avistamentos lunares. Como tal, em todo o mundo, haveria dias
diferentes para Ramadhaan, Eid, lailatul qadr, 9º dia de Zil Hijjah (Arafah),
Ashoura (10º dia de Muharram), etc. Esta é a sunnah estabelecida desde os
tempos do amado profeta VI. Tecnologia em comunicação ou viagem não
influenciará ou mudará esta sunnah.
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