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* A QUESTÃO DAS DATAS LUNARES *

* A QUESTÃO DAS DATAS LUNARES *

Bismihi Ta`ala

Allah Ta`ala criou o sol e a lua como um meio para as pessoas do mundo conhecerem seus respectivos horários e datas. Allah Ta`ala fez o sol como um meio para saber o tempo de salaahs. A lua como um meio de data lunar. Para ambos os quintais, a testemunha ocular é a base da aplicação do tempo. Por exemplo, o sehri é determinado quando o olho vê a luz horizontal esbranquiçada do amanhecer encontrada ao amanhecer no horizonte escuro. O Alcorão nos exorta expressamente a olhar para o horizonte com os olhos: "E coma e beba até que o fio branco da aurora se torne distinto para você do fio preto [da noite]" (2: 187).

Então o Alcorão nos diz para usar os olhos para saber o tempo de Sehri. É por isso que alguém que não conhece o horário de salaah estabelecido em um determinado lugar ou em um avião, então deve-se absolutamente ver de verdade, com os olhos, quando a aurora começa a começar rápido e quando o sol se põe a fazer iftaar (quebrar o jejum).

É um facto consensual que, sem diferença de opinião, cada país tem o seu próprio nascer e pôr do sol de acordo com as suas localizações geográficas. O horário de salaah estabelecido em cada país deve basear-se em testemunhos e não em cálculos cósmicos.

Da mesma forma, como cada país tem seguido seus próprios sóis para seus salaahs, eles têm seguido suas próprias luas pelos seus meses islâmicos. E isso vem acontecendo desde o tempo do amado profeta VI. De fato, o Alcorão trata o sol e a lua com os mesmos padrões: “É Ele quem fez do sol uma luz brilhante e a lua um nur (luz sem brilho) e determinado por fases - para que você possa conhecer a luz. número de anos e conta [do tempo]. '' (10: 5)

Deve-se notar que o amado profeta SAW nos deixou uma sunnah e ninguém pode entender melhor aquelas sunnah do que sahabas r.a. Devemos ver da sunnah a prática dos sahabas de modo a chegar perto da conclusão correta. Em primeiro lugar, devemos notar que a questão dos diferentes avistamentos da lua sempre existiu em todo o império islâmico. De fato, suas provas são encontradas no Sagrado Alcorão e na sunna do amado profeta VI.

Allah Ta`ala declarou no sagrado Alcorão que pode haver diferenças na visão da lua no mundo. "Aquele que vem testemunhar o mês (de Ramadhaan), então ele deve jejuar." (2: 185) Esse verso não se refere apenas aos moradores da região, mas também àqueles que viajaram e voltaram para casa e descobriu que Ramadhaan havia começado, então eles também deveriam jejuar. Esta é uma prova clara de que pode haver diferenças de observação da lua no mundo. É por isso que um viajante que não o viu e entra em um lugar que o viu deve jejuar.

Hoje em dia, aqueles que procedem para a Umrah podem ter completado 30 dias na Arábia Saudita, mas se retornarem ao seu respectivo país que ainda não avistou a lua para o Eid, então devem obrigatoriamente jejuar também se Ramadã ainda estiver prevalecendo em seus países. E se eles chegarem durante o dia, eles não devem comer até o pôr do sol e então substituir um jejum mais tarde (Shami).

O amado profeta SAW disse: "Mantenha-se rápido quando você vir a lua e faça Eid quando vir a próxima lua" (Bukhari). Então, os olhos nus são o bastão para a observação da lua.

Além disso, também houve diferenças no avistamento da lua entre a Arábia Saudita e outros países durante os tempos de sahabas (ra). É relatado na autoridade do Shareef Muçulmano que aconteceu que Koureib foi enviado por Ummul Fadl, a mãe de Abdullah bin Abbaas (r.a.), de Madinah para a Síria por algum trabalho. Lá eles tinham avistado a lua na noite de quinta-feira. Eles começaram a jejuar então. Mas quando Kureib retornou a Madinah no final do Ramadhaan, Hazrat Abdullah bin Abbaas (r.a.) perguntou-lhe sobre sua viagem e a visão da lua. Ele respondeu que eles tinham visto isso na noite de quinta-feira. Ibn Abbaas (r.a.) disse a ele que em Madinah eles tinham visto isso na noite de sexta-feira. E eles completariam 30 dias de acordo. Kureib perguntou-lhe se não deveriam seguir a visão lunar da Síria e de Ameer Mu`awiyah (chefe dos muçulmanos naquela época). Abdullah bin Abbaas (r.a.) respondeu negativamente e disse-lhe que o profeta (SAW) havia ordenado que eles seguissem o avistamento da lua na região e não interferissem em outras aparições em outras partes do mundo (Sahih Muslim).

عن كريب أن أم الفضل بنت الحارث بعثته إلى معاوية بالشام قال فقدمت الشام فقضيت حاجتها واستهل علي رمضان وأنا بالشام فرأيت الهلال ليلة الجمعة ثم قدمت المدينة في آخر الشهر فسألني عبد الله بن عباس رضي الله عنهما ثم ذكر الهلال فقال متى رأيتم الهلال فقلت رأيناه ليلة الجمعة فَقَالَ أَنْتَ رَأَيْتَهُ فَقُلْتُ نَعَمْ وَرَآهُ النَّاسُ وَصَامُوا وَصَامَ م عاوية فقال لكنا رأيناه ليلة السبت فلا نزال نصوم حتى نكمل ثلاثين أو نراه فقلت أو لا تكتفي برؤية معاوية وصيامه فقال لا هكذا أمرنا رسول الله صلى الله عليه وسلم مسلم

Este hadith do muçulmano Shareef não representa a visão de Ibn Abbaas (r.a.) sozinho. Mas era a visão de todos os sahabas (ra) presentes naquele momento. Porque a celebração do Eid em Madinah não era a preocupação de apenas Ibn Abaas r.a., mas sim a grande quantidade de sahabas presentes naquele tempo. E nenhum sahaba (ra) estava contra a fatwa de Ibn Abbaas (r.a.). Por isso, há um 'ima' dos sahabas (ra) que o nosso calendário deve seguir a visão da lua da nossa região. Naquele ano, a Síria tinha uma data diferente para Eid da de Madinah, embora ambos os países fossem informados sobre seus diferentes avistamentos.

Devemos notar que durante o período do império islâmico, houve serviços postais eficientes e rápidos que se desenvolveram através de cavaleiros que se fariam a cada 20 kms. Eles podiam transmitir mensagens por milhares de quilômetros durante um dia. No entanto, ninguém se apresentou para estabelecer o mesmo dia do Eid como tal para todos os países do império.

Hoje estamos testemunhando uma grande progressão na tecnologia de comunicação. Devemos ter em mente que o profeta (saw) nos ordenou a não sermos influenciados pela tecnologia nas aparições da lua. A tecnologia não deve influenciar as injunções estabelecidas de nosso deen. O amado profeta (SAW) disse: “Somos um povo analfabeto. Nós não escrevemos e não contamos. Os meses são assim: 29 ou 30 dias (ele indicou com os dedos). ”(Bukhari)

حدثنا سعيد بن عمرو أنه سمع ابن عمر رضي الله عنهما عن النبي صلى الله عليه وسلم أنه قال إنا أمة أمية لا نكتب ولا نحسب الشهر هكذا وهكذا يعني مرة تسعة وعشرين ومرة ​​ثلاثين بخاري

Somos chamados pelo profeta (saw) para se tornar a mais simples de todas as pessoas no que diz respeito à visão da lua. É por isso que não devemos confiar nos telescópios ou no cálculo do nascimento lunar em nossos avistamentos lunares. Mas sim testemunhas oculares seriam aceitáveis. Sim, pode-se aceitar a testemunha ocular de alguém que estava próximo a alguns quilômetros daquela região, no lado do país.

Mas o argumento mais forte sobre esse assunto é o hadith de Hazrat Ibn Abbas (r.a.), que nos disse que era a ordem do profeta que deveríamos seguir nossa própria visão da lua e não deveria ser influenciada por outras aparições lunares de outros países. (Muçulmano). De fato, Ibn Abbaas (ra) não queria impor a visão de Madina sobre o povo sírio. Nem a capital do império islâmico (que a Síria) queria impor a outras regiões. Note que Imaam Nawawi colocou o título da seguinte forma em Muslim Shareef:

بَاب بَيَانِ أَنَّ لِكُلِّ بَلَدٍ رُؤْيَتَهُمْ

O capítulo sobre que cada país deve seguir sua própria lua.

* Balad é aplicado aqui, não em cidade. *

Além disso, a comunicação não deve influenciar nossa injunção religiosa. Um século atrás, os muçulmanos estavam todos seguindo seus respectivos avistamentos lunares. Hoje também devemos nos tornar "as pessoas analfabetas" e seguir a simples observação da lua em nosso próprio país. O fato mais importante é que, após a informação do avistamento da lua ter chegado ao povo de Madinah, eles não mudaram sua própria visão. Nós também não devemos mudar nosso avistamento local da lua.

Esta é a fatwa de todos os ulamas do sub-continente indiano e dos países árabes.

De fato, a primeira fatwa emitida quando os ulamas árabes e não-árabes se reuniram foi que cada país deveria seguir sua própria observação da lua:

هذا وينبغي الانتباه إلى أن اختلاف المطالع من المسائل التي حصل فيها الاختلاف بين أهل العلم, وقد درستها هيئة كبار العلماء في إحدى دوراتها السابقة واتخذت قرارا بالأكثرية مضمونه: أن الأرجح قول من قال: إن لكل بلد رؤيته وعليهم أن يرجعوا إلى علمائهم في ذلك; عملا بما رواه مسلم في صحيحه من حديث كريب عن ابن عباس مجموع فتاوى ابن باز

Note que até mesmo o mufti da Arábia Saudita, o xeque Bin Baaz, afirmou que cada país deveria seguir sua própria observação da lua.

وأن يعملوا بالرؤية أو بإكمال العدة كما بين ذلك رسول الله صلى الله عليه وسلم في الأحاديث الصحيحة, وقد ذكر شيخ الإسلام ابن تيمية في الفتاوى ج 25 ص 132-133 اتفاق العلماء على أنه لا يجوز الاعتماد على الحساب في إثبات الصوم والفطر ونحوهما. ونقل الحافظ في الفتح ج 4 ص 127 عن الباجي: إجماع السلف على عدمالاعتداد بالحساب وأن إجماعهم حجة على من بعدهم. مجموع فتاوى ابن باز

E o Fatawa de Ibn Taimiyah rejeita claramente a teoria do cálculo da lua. Hazrat Ibn Taimiyah categoriza o método de cálculo como um lance e enganoso. Ele enfatiza a simples visualização da lua como a sunnah original: “Mantenha-se rápido (do Ramadã) quando você vir a lua nova e celebre seu eid na sua próxima aparição da lua nova.

“: ولا ريب أنه ثبت بالسنة الصحيحة واتفاق الصحابة أنه لا يجوز الاعتماد على حساب النجوم, كما ثبت عنه في الصحيحين أنه قال: {إنا أمة أمية لا نكتب, ولا نحسب, صوموا لرؤيته, وأفطروا لرؤيته}". والمعتمد على الحساب في الهلال, كَمَا أَنَّهُ ضَالٌّ فِي الشَّرِيعَةِ ، مُبْتَدِعٌ فِي الدِّينِ ، فَهُوَ مُخْطِئٌ فِي الْعَقْلِ وَعِلْمِ الْحِسَابِ مجموع فتاوى ابن تيمية


Portanto, há um grande número de ulamas de todos os tempos em que cada país deve seguir seus próprios avistamentos lunares. Como tal, em todo o mundo, haveria dias diferentes para Ramadhaan, Eid, lailatul qadr, 9º dia de Zil Hijjah (Arafah), Ashoura (10º dia de Muharram), etc. Esta é a sunnah estabelecida desde os tempos do amado profeta VI. Tecnologia em comunicação ou viagem não influenciará ou mudará esta sunnah.

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