RECIDENCIDADE DE NEGOCIAÇÕES E CONDUTA
RECIDENCIDADE DE NEGOCIAÇÕES E CONDUTA
Aqueles que têm alguma preocupação por Deen prestam alguma atenção à retidão em suas relações. Eles consideram este assunto como uma questão do Deen. No entanto, eles cometem erros em suas transações mútuas por não terem conhecimento suficiente das regras relativas a tais assuntos. Esta situação pode ser simplesmente recitada, estudando o livro "Safaai Muamalat" (também de Hadhrat Maulana Ashraf Ali Thanvi), bem como a quinta parte de Beheshti Zewer. Além disso, as consultas devem ser feitas com um Aalim sempre que a informação é necessária nesses assuntos. Seguir a direção de um Aalim garantirá que a atividade seja conduzida ao longo das linhas de Shari.
Em relação à conduta social, deve-se observar que essa faceta da vida tem sido totalmente negligenciada. Até mesmo pessoas piedosas nestes tempos separaram este aspecto da vida da Shariah. Nem sequer é considerado parte do Deen. Mesmo as pessoas com inclinações de Deeni consideram a conduta social como sendo uma questão mundana que não tem ligação com a Shariah. Essa compreensão errônea resultou em grande negligência neste campo da vida. Alguns Qur’aani aayaat e Ahadith serão citados para transmitir o significado e a importância de uma conduta social saudável na vida dos muçulmanos.
1. Allah Ta'ala afirma:
“Ó povo de Imaan! Não entre nas casas dos outros até que você tenha obtido o consentimento e tenha feito salaam nos internos da casa …… Se você não encontrar ninguém nela, então não entre na casa até que a permissão tenha sido concedida para você. E, se é dito para você: "Volte! então retorne. Isso é mais puro para você… ”(Surah Noor)
A Mas'alah (Regra) sobre Istithaan (buscando permissão para entrar) é explicada no verso acima do Alcorão. O fato de que esse ato de conduta social foi mencionado no Alcorão Shareef é suficiente para transmitir a importância que Allah Ta'ala atribui aos assuntos de relações sociais. Não é apropriado para um crente entrar nas instalações de outra pessoa sem ter obtido seu consentimento prévio. Se o consentimento for recusado, a ofensa não deve ser tomada, pois quem recusar o consentimento pode ter uma razão válida. Assim, ao recusar a permissão, os internos da casa estão totalmente dentro de seus direitos.
No hadith registrado em Bukhari e Muslim, foi explicado que, se depois de ter feito salaam (ou seja, dizer Assalaam-o-Alaikum) três vezes, nenhuma permissão ou resposta de dentro da casa está próxima, deve-se partir e não ficar por perto. Há grande sabedoria neste comando da Sharia. É bem possível que os internos da casa estejam em condições que não permitam sua aparição. Eles podem estar descansando. Pode haver doenças na casa e a chegada de alguém pode causar algum distúrbio. Os internos da casa podem estar envolvidos em algum trabalho importante. Portanto, ninguém deve se ofender se a permissão não for concedida ou se ninguém de dentro responder a batida na porta.
Este assunto ou Istithaan (buscando permissão para entrar) parece de importância trivial para a maioria das pessoas e não é considerado de qualquer importância de Shari. Mas o próprio fato de que o Alcorão decreta seu Comando nesta questão estabelece seu significado.
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