SEGUNDO PRINCÍPIO ZAKAH, SADAQAH E OUTRA CARIDADE
Allah Ta'ala afirma: “O exemplo daqueles que gastam a sua riqueza no caminho de Allah Ta'ala é como um grão que cresceu sete ouvidos, dentro de cada orelha há cem grãos.”
Rasulullâh Sallallahu Alaihi Wasallam disse: "Aqueles que possuem muito serão destruídos, exceto aquele que gasta sua riqueza no caminho de Allah Ta'ala abundantemente, por todos os lados."
Como a caridade satisfaz as necessidades da criação e elimina a pobreza dos necessitados, ela é, portanto, um pilar do Islã. A sabedoria por trás disso, é que desde que Allah Ta'ala nos ordenou amar a criação, e os muçulmanos também afirmam amar Allah Ta'ala, então Allah Ta'ala fez do gasto de riqueza uma escala e um critério para testar amor, para que as reivindicações dos verdadeiros requerentes de imân possam ser diferenciadas das falsas. É uma máxima aceita, que se está preparado para sacrificar todas as suas amadas posses pelo amado, cujo amor permeou seu coração. Assim, gastar um bem amado como riqueza por causa de Allah Ta'ala, é um sinal de amor por Allah Ta'ala, e a mesquinhez é uma prova de não possuir amor por Allah Ta'ala. Os crentes que passam caridade são divididos em três categorias:
1) Os fortes - Estes são os que gastam tudo o que possuem, e não guardam nada para si mesmos. Eles se mostraram verdadeiros no pacto que prometeram com Allah Ta'ala. Um exemplo disso é AbuBakr Siddique Radhiallahu Anhu quando ele trouxe toda a riqueza que possuía para Nabî Sallallahu Alaihi Wasallam. Quando Nabî Sallallahu Alaihi Wasallam lhe perguntou: “O que você guardou para a sua família?”, Ele respondeu: “Allah Ta'ala e seu Rasûl Sallallahu Alaihi Wasallam”. Na mesma ocasião, Umar Farûq Radhiallahu Anhu também trouxe riqueza. Quando Nabi Nabî Sallallahu Alaihi Wasallam lhe perguntou: “O que você guardou para sua família?”, Ele respondeu: “Eu mantive a mesma quantia que trouxe”. Rasulullâh Nabî Sallallahu Alaihi Wasallam comentou: "A diferença em sua classificação é aparente por suas respostas."
2) Os intermediários - Estes são os que são incapazes de gastar toda a sua riqueza de uma só vez. Porém, junto com isto, eles não gastam em si mais que necessidade. Eles esperam a oportunidade de gastar com as necessidades das pessoas carentes. Assim que encontram alguma avenida para gastar, ou vêem alguém necessitado, gastam sua riqueza sem angústia alguma. Essas pessoas não são suficientes em seu zaká, ou seja, a quantidade (obrigatória) fardh, mas eles têm a intenção de gastar toda a sua riqueza para o bem de Allah Ta'ala. Assim, o objetivo de manter a riqueza é gastar no caminho de Allah Ta'ala, no entanto, eles estão esperando pelo momento oportuno.
3) O nível mais baixo - Os muçulmanos fracos que são suficientes para cumprir apenas o seu dever compulsório de zaká. Se eles não derem mais do que o valor obrigatório, eles também não dão nada menos que o necessário. A diferença na classificação desses três grupos e o nível de seu amor por Allah Ta'ala podem ser entendidos por seus gastos. Se você é incapaz de alcançar o primeiro ou o segundo grupo, então esforce-se para alcançar o nível mais baixo do segundo grupo, dando mais do que o valor compulsório, mesmo que seja uma quantia pequena, bastando apenas o valor compulsório. do mesquinho. Assegure-se de que nenhum dia passe sem dar alguma caridade opcional, mesmo que seja um pedaço de pão, pelo qual você se removerá da categoria do mesquinho.
Se você não possui nada, então lembre-se que a caridade não está restrita aos ricos, então você não está dispensado. Gastar no caminho de Allah Ta'ala o que você é capaz de gastar, ou seja, honra, conforto, fala, ações, por exemplo visitando os enfermos, acompanhando o caixão (janâzah), ajudando uma pessoa necessitada (levantando a carga de alguém ou apoiando alguém, intercedendo por alguém, falando boas palavras como dar encorajamento, ou consolar alguém, etc.) Tudo isso será escrito como caridade em seu livro de ações. Essas são ações de caridade, para as quais a riqueza não é um requisito.
Rasulullâh Sallallahu Alaihi Wasallam disse: "Aqueles que possuem muito serão destruídos, exceto aquele que gasta sua riqueza no caminho de Allah Ta'ala abundantemente, por todos os lados."
Como a caridade satisfaz as necessidades da criação e elimina a pobreza dos necessitados, ela é, portanto, um pilar do Islã. A sabedoria por trás disso, é que desde que Allah Ta'ala nos ordenou amar a criação, e os muçulmanos também afirmam amar Allah Ta'ala, então Allah Ta'ala fez do gasto de riqueza uma escala e um critério para testar amor, para que as reivindicações dos verdadeiros requerentes de imân possam ser diferenciadas das falsas. É uma máxima aceita, que se está preparado para sacrificar todas as suas amadas posses pelo amado, cujo amor permeou seu coração. Assim, gastar um bem amado como riqueza por causa de Allah Ta'ala, é um sinal de amor por Allah Ta'ala, e a mesquinhez é uma prova de não possuir amor por Allah Ta'ala. Os crentes que passam caridade são divididos em três categorias:
1) Os fortes - Estes são os que gastam tudo o que possuem, e não guardam nada para si mesmos. Eles se mostraram verdadeiros no pacto que prometeram com Allah Ta'ala. Um exemplo disso é AbuBakr Siddique Radhiallahu Anhu quando ele trouxe toda a riqueza que possuía para Nabî Sallallahu Alaihi Wasallam. Quando Nabî Sallallahu Alaihi Wasallam lhe perguntou: “O que você guardou para a sua família?”, Ele respondeu: “Allah Ta'ala e seu Rasûl Sallallahu Alaihi Wasallam”. Na mesma ocasião, Umar Farûq Radhiallahu Anhu também trouxe riqueza. Quando Nabi Nabî Sallallahu Alaihi Wasallam lhe perguntou: “O que você guardou para sua família?”, Ele respondeu: “Eu mantive a mesma quantia que trouxe”. Rasulullâh Nabî Sallallahu Alaihi Wasallam comentou: "A diferença em sua classificação é aparente por suas respostas."
2) Os intermediários - Estes são os que são incapazes de gastar toda a sua riqueza de uma só vez. Porém, junto com isto, eles não gastam em si mais que necessidade. Eles esperam a oportunidade de gastar com as necessidades das pessoas carentes. Assim que encontram alguma avenida para gastar, ou vêem alguém necessitado, gastam sua riqueza sem angústia alguma. Essas pessoas não são suficientes em seu zaká, ou seja, a quantidade (obrigatória) fardh, mas eles têm a intenção de gastar toda a sua riqueza para o bem de Allah Ta'ala. Assim, o objetivo de manter a riqueza é gastar no caminho de Allah Ta'ala, no entanto, eles estão esperando pelo momento oportuno.
3) O nível mais baixo - Os muçulmanos fracos que são suficientes para cumprir apenas o seu dever compulsório de zaká. Se eles não derem mais do que o valor obrigatório, eles também não dão nada menos que o necessário. A diferença na classificação desses três grupos e o nível de seu amor por Allah Ta'ala podem ser entendidos por seus gastos. Se você é incapaz de alcançar o primeiro ou o segundo grupo, então esforce-se para alcançar o nível mais baixo do segundo grupo, dando mais do que o valor compulsório, mesmo que seja uma quantia pequena, bastando apenas o valor compulsório. do mesquinho. Assegure-se de que nenhum dia passe sem dar alguma caridade opcional, mesmo que seja um pedaço de pão, pelo qual você se removerá da categoria do mesquinho.
Se você não possui nada, então lembre-se que a caridade não está restrita aos ricos, então você não está dispensado. Gastar no caminho de Allah Ta'ala o que você é capaz de gastar, ou seja, honra, conforto, fala, ações, por exemplo visitando os enfermos, acompanhando o caixão (janâzah), ajudando uma pessoa necessitada (levantando a carga de alguém ou apoiando alguém, intercedendo por alguém, falando boas palavras como dar encorajamento, ou consolar alguém, etc.) Tudo isso será escrito como caridade em seu livro de ações. Essas são ações de caridade, para as quais a riqueza não é um requisito.
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