SEGUNDO PRINCÍPIO ZAKAH, SADAQAH E OUTRA CARIDADE PT 2
SEGUNDO PRINCÍPIO ZAKAH, SADAQAH E OUTRA CARIDADE
Em zakâh e outras instituições de caridade, deve-se tomar precaução extra em cinco questões:
1. Entregue segredo - Um hadith sharîf declara: “Em verdade, fazer caridade em segredo extingue a ira de Allah Ta'ala.” 1 O muçulmano que gasta com a mão direita de tal maneira que sua mão esquerda não sabe o que ( a mão direita) passou, estará entre um dos sete grupos de pessoas que Allah Ta'ala concederá sombra no dia em que não haverá sombra a não ser a Sua.
Allāh Ta'ala declara: “E se você esconder isso e dar aos pobres, então é melhor para você.” A sabedoria por trás disso é que o objetivo de dar caridade é remover a má qualidade da mesquinhez. No entanto, na ação de dar caridade, existe o medo de desenvolver a doença perigosa da doação, a fim de mostrar aos outros. Ao dar secretamente, a pessoa será salva do espetáculo e da ostentação. Quando uma pessoa é colocada no túmulo, riya (mostrar) personificado como uma cobra, e mesquinhez personificado como um escorpião, infligirá dor em um deles. Assim, não gastando, e sendo mesquinho, está enviando um escorpião para o túmulo para atormentá-lo.
Se, no entanto, alguém passa, mas seu objetivo é mostrar aos outros, então é como se ele tivesse feito o alimento escorpião para a cobra. Neste caso, ele alcançará a salvação do escorpião, mas o efeito venenoso da cobra aumentará, porque, cumprindo as exigências da mesquinhez, o poder do escorpião aumentará e, ao atender à demanda de mostrar aos outros, o poder de a cobra vai aumentar.
2. Abster-se de ostentar / transmitir seu favor para os outros. Não sinta que você favoreceu a pessoa a quem você deu caridade. O sinal disso é, por exemplo, que você antecipa que ele demonstra gratidão a você, ou se ele lidou com você de uma maneira desfavorável, ou tem amor pelo seu inimigo, então você fica com raiva de tal forma, que se ele tivesse feito isso sem você dar algo a ele, você não teria ficado tão zangado. Isso mostra claramente que você sente que favoreceu essa pobre pessoa; portanto, você ficou chateado com sua conduta.
A Cura: Considere a pessoa pobre com quem você está gastando, como seu benfeitor, que, ao aceitar sua riqueza, está liberando você do direito que Allah Ta'ala colocou sobre você. Ele se tornou a cura para o seu mal-estar, já que você sabe que um dos objetivos do zaká e da caridade é remover a mesquinhez. Assim, zakâh age como um limpador ou removedor de mesquinhez. É por esta razão que Rasulullâh Sallalahu Allaihi Wasallam não aceitaria zakâh (para uso pessoal), e ele diria: "Na verdade, zakâh é a imundície da riqueza das pessoas". Então me diga, você favoreceu o pobre muçulmano que toma sua riqueza? ou ele te favoreceu? Se algum cirurgião opera em você, de forma gratuita e remove do sangue do seu corpo, etc, que causa danos a você, você não vai considerá-lo como seu benfeitor? Da mesma forma, uma pessoa que, sem nenhum custo, remove a matéria corrupta da mesquinhez de seu coração, assunto que causará dano à sua vida do Além, deve ser considerado como seu benfeitor e benquerente, em maior extensão.
3. Você deveria gastar da sua mais pura e melhor riqueza, porque como pode ser apropriado gastar aquilo que você não gosta pelo bem de Allah Ta'ala? Você já leu que o objetivo de gastar é expor o nível do seu amor. Você será capaz de avaliar o nível de amor que você possui para Allah Ta'ala, de acordo com o que você gasta com a causa Ta'alas dele.
4. Você deve dar caridade feliz, e com um rosto sorridente como Rasulullâh Sallallahu Allaihi Wasallam disse: “Um dirham ultrapassa cem mil dirhams.” O que Rasulullâh Sallallahu Allaihi Wasallam significa é que um dirham passou alegremente, com uma boa intenção e de um melhor riqueza, é mais virtuoso do que cem mil dirhams gastos infelizes.
5. Busque um caminho apropriado ao dar caridade, ou seja, dê a um piedoso estudioso que, ao usá-lo, ganhará força para obedecer a Allāh Ta'ala e sua taqwā (piedade) aumentará, ou dará a um piedoso homem de família. grande número de dependentes. Se essas qualidades não forem encontradas em uma pessoa, dê àqueles que possuam uma dessas qualidades. A consideração pela piedade é o assunto mais importante, já que as posses mundanas não foram criadas, exceto como um meio de transporte aqui, e para serem utilizadas como provisão para a Vida Futura. Assim, gaste com aqueles que viajam para a outra vida; sobre aqueles que consideram este mundo como um caminho a ser atravessado, a fim de alcançar a outra vida.
Rasulullâh Sallallahu Allaihi Wasallam disse: “Não coma, exceto a comida dos piedosos, e deixe apenas os piedosos comerem da sua comida.” 1 Rasulullâh Sallallahu Allahi Wasallam também disse: “Alimente seus alimentos com os piedosos e mostre boa conduta ao povo. crentes ”.
Sem comentários